![](https://static.wixstatic.com/media/8cf278_76f9a1d5b2ab49bb8d35126d3964c5ba~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_654,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/8cf278_76f9a1d5b2ab49bb8d35126d3964c5ba~mv2.jpg)
O deputado federal Messias Donato assinou requerimento de moção de repúdio ao presidente Lula pelas declarações proferidas em que afirma que o Estado de Israel está cometendo vários atos de terrorismo, ao comparar as ações de Israel na guerra com o grupo terrorista Hamas.
O documento é de autoria do deputado federal Gustavo Gayer.
"É inadmissível que em uma guerra, um Estado que se defende de injustos ataques, seja comparado a um grupo terrorista como o Hamas. Essas foram mais uma das declarações proferidas pelo Presidente da República Federativa do Brasil ao defender a criação do Estado da Palestina, afirmando não ser justo nem correto Israel ocupar a Faixa de Gaza e expulsar os palestinos de lá e que a atitude do Exército israelense é 'igual ao terrorismo'", afirmam.
Os parlamentares pontuam que Israel está se defendendo dos ataques e que não se pode comparar os dois lados, mesmo porque o Hamas usa seus próprios cidadãos como escudo humano e até assassinando reféns. Uma das declarações de Lula foi feita no programa Conversa com o Presidente, onde declarou: "É verdade que houve ataque terrorista do Hamas, mas o comportamento de Israel fazendo o que está fazendo com criança, hospital, com mulheres [...] é igual ao terrorismo".
O presidente da Confederação Israelita do Brasil - Conib, Claudio Lottenberg, chegou a divulgar nota criticando Lula. “A fala de hoje do presidente Lula equiparando as ações de Israel ao grupo terrorista Hamas são equivocadas e perigosas. Desde o começo dessa trágica guerra, provocada pelo mais terrível massacre contra judeus desde o Holocausto, Israel vem fazendo esforços visíveis e comprovados para poupar civis palestinos, pedindo que eles se desloquem para áreas mais seguras, criando corredores humanitários, avisando a população da iminência de ataques”, disse.
Comments