top of page
leobalsalobre

Messias Donato critica gestão de Marina Silva e questiona oficialmente medidas de combate às queimadas

Tendo em vista os graves casos de queimadas florestais no Brasil, o deputado federal Messias Donato protocolou requerimento para que a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, forneça informações sobre os acontecimentos.


Entre janeiro e junho foram mais de 3.260 focos de queimadas no Pantanal, 22 vezes mais em relação ao mesmo período no ano anterior.


Na Amazônia foram ao menos 12.696 focos de queimadas entre entre janeiro e junho, um aumento de 76% em comparação ao período em 2023 e o maior valor desde 2004.


Conforme dados divulgados pelo G1, agosto de 2024 registrou:


  • focos de queimada inéditos em São Paulo;


  • a maior taxa em 13 anos em Minas Gerais;


  • aumento de 260% em relação ao ano passado no Mato Grosso;


  • aumento de 3.316% para todo o Pantanal no mesmo período;


  • mais da metade de todos os focos do ano para a Amazônia;


  • o dobro para o Cerrado quando comparado com 2023.


"A falta de uma política clara e efetiva de prevenção e combate aos incêndios florestais demonstra uma ausência de comprometimento com a proteção do meio ambiente", afirma o parlamentar.


Ele complementa dizendo que "em vez de priorizar ações preventivas e investir em tecnologia e treinamento para brigadas de incêndio, o ministério tem adotado uma postura reativa, atuando apenas quando os incêndios já estão fora de controle".


Donato critica a redução do orçamento para as ações de fiscaliçzaão e combate aos crimes ambientais e que isso, segundo o capixaba, "tem comprometido a capacidade de resposta do governo. Esse corte de verbas evidencia uma negligência em relação à proteção das florestas e à conservação da biodiversidade, colocando em risco ecossistemas inteiros e comunidades que dependem diretamente dessas áreas para sua sobrevivência".


QUESTIONAMENTOS

  1. Quais são os números mais recentes sobre as queimadas no Pantanal e na Amazônia em 2024? E nos demais biomas do país?


  2. Quais são as principais causas identificadas para o aumento das queimadas em 2024?


  3. Que medidas o Ministério do Meio Ambiente está tomando para combater as queimadas em 2024?


  4. Por que as medidas adotadas pelo ministério até agora não foram suficientes para reduzir significativamente o número de queimadas? Quais são as falhas identificadas nas políticas atuais de combate a incêndios florestais?


  5. Existem novos programas ou políticas sendo implementados para prevenir futuros incêndios?


  6. Qual o montante de cortes no orçamento para combate a incêndios no último ano? Por que esses cortes foram feitos? Por que o ministério não alocou mais recursos para a prevenção e combate a incêndios, dada a gravidade do problema?


  7. QualéoimpactodasqueimadasnabiodiversidadedoPantanaleda Amazônia? O MMA possui algum plano específico para a recuperação das áreas afetadas pelas queimadas?


  8. Existemagricultoresecomunidadesqueperderamsuascolheitasou propriedades devido aos incêndios? Qual é o impacto econômico das queimadas nas regiões afetadas?


  9. Existem espécies ameaçadas de extinção que estão sendo particularmente afetadas pelos incêndios?

5 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page