O deputado federal Messias Donato reuniu-se com o deputado estadual Fabrício Gandini para tratar da causa de pessoas com diabetes tipo 1. Junto a eles, Rolke e Maria Carolina Cremasco, mães que têm filhos com essa doença e que lutam pela causa.
Na pauta, eles discutiram a importância do assunto e o apoio ao Projeto de Lei 2687/2022, que classifica o diabetes mellitus tipo 1 como deficiência para todos os efeitos legais, garantindo tratamento de qualidade, acesso à tecnologia e educação em diabetes para as pessoas que tem DM1.
"Essa causa é, sem dúvida, muito importante e deve ser tratada com todo cuidado e com toda atenção. Agradeço às lideranças que compareceram em nosso gabinete e nos trouxeram a pauta, e com certeza estamos à disposição para trabalhar juntos", afirma Messias Donato.
A DOENÇA
O DM1 é uma doença autoimune em que ocorre a destruição das células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina, hormônio necessário para controle da glicose no sangue. Com o diagnóstico, o paciente passa a depender do uso de insulina injetável por toda a vida, tendo que aplicar múltiplas injeções diárias.
Hoje há cerca de 537 milhões de pessoas em todo o mundo diagnosticadas com diabetes sendo que, no Brasil, são cerca de 16,8 milhões.
Kommentare