top of page
leobalsalobre

Messias Donato quer aumentar as penas para o crime de perseguição

O deputado federal Messias Donato protocolou o Projeto de Lei 3667/2024 que aumenta a pena para o crime de perseguição (stalking) para prisão entre dois e seis anos, além de multa. 

Atualmente, a punição é de seis meses a dois anos, e multa.


Além disso, a pena será aumentada de metade se o crime for cometido contra criança, adolescente ou idoso; contra mulher por razões da condição de sexo feminino; e mediante concurso de duas ou mais pessoas ou com o emprego de arma.

Na justificativa ele cita dados do Tribunal de Justiça de São Paulo que mostram que, no estado, houve aumento de 217% de processos pelo referido crime: 183 em 2022 e 581 em 2023.


"Embora a legislação brasileira tenha avançado no combate a esse crime, a severidade das penas ainda precisa ser reforçada para coibir efetivamente essa prática", pontua.


Para exemplificar, o parlamentar fala do atentado contra a apresentadora Ana Hickmann que, em 2016, foi vítima de stalking por parte de um fã obcecado que a perseguia e ameaçava.


O agressor invadiu o quarto de hotel onde ela estava hospedada e tentou assassiná-la. Embora o agressor tenha sido morto em legítima defesa pelo cunhado de Ana, "o episódio evidenciou a seriedade do stalking e a necessidade de punições mais rígidas para evitar que situações semelhantes ocorram", afirma Donato.


O capixaba ressalta que "o stalking não deve ser subestimado ou desconsiderado como um comportamento inofensivo" e alerta para que "a sociedade reconheça o stalking como uma séria ameaça e que as vítimas recebam apoio e proteção adequados".

35 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page