O deputado federal Messias Donato protocolou requerimentos de informação ao Ministério da Saúde e ao Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a informação veiculada pela imprensa do prejuízo de R$260 milhões devido ao vencimento de cerca de oito milhões de vacinas Coronavac nos estoques do ministério.
Ele afirma que o vencimento das vacinas é devido à baixa demanda, mas também pela "falta de planejamento adequado para a distribuição dessas doses, o que levanta questionamentos sobre a competência do Ministério da Saúde em prever a necessidade real de vacinas e gerenciar o estoque".
"O TCU tem o papel constitucional de zelar pelo bom uso do dinheiro público e garantir que decisões como essa, que envolvem recursos vultuosos e afetam diretamente a saúde da população, sejam devidamente investigadas", pontua o parlamentar.
Donato destaca que também se deve investigar "as razões para a isenção concedida ao Instituto Butantan e se houve favorecimento ou negligência por parte dos gestores públicos".
Se comprovada a má conduta, o capixaba pede que haja responsabilização dos responsáveis para "servir de exemplo para que esse tipo de erro não se repita, garantindo que o interesse público prevaleça sobre interesses administrativos ou políticos".
תגובות