top of page
  • leobalsalobre

Deputado capixaba Messias Donato demonstra preocupação com aumento da importação de leite


O deputado federal Messias Donato fez um alerta sobre o risco da queda de produção de leite no Brasil.


Nosso país é o 3º maior produtor do alimento no mundo, com mais de 34 bilhões de litros por ano, além de empregar cerca de 04 milhões de pessoas.


O estado ao qual pertence o parlamentar - o Espírito Santo - se destaca sendo o 3º maior do país nesse quesito, gerando receita em torno de 730 milhões de reais por ano e mais de 1 milhão de litros de leite por dia. É a segunda atividade mais presente nas propriedades rurais capixabas, segundo a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca.



"Esse cenário está ameaçado", pontua o deputado. Ele destaca que só em fevereiro foram importados cerca de 183 milhões de litros de leite, o maior número da série histórica para o mês.


Além disso, no 1º semestre de 2023 foram importadas 161 mil toneladas de lácteos, o que representa 158% a mais em relação ao período de 2022.


Vale lembrar que boa parte dessa importação vem da Argentina e do Uruguai, uma vez que o custo de produção é menor e há mais incentivos para os produtores desses países.


"O agro, sob o comando do PT, corre sérios riscos na segurança e liberdade", afirma Messias Donato, que reforça a preocupação: "quanto mais dependermos de outros países, mais desemprego teremos e menos força terá o agro. Não é isso o que queremos para o Brasil".

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page