Deputado Federal Messias Donato se despede do vice-prefeito de Castelo, Rafael Rigo Assini
- joserobertoimprens2
- 11 de set.
- 2 min de leitura

O deputado federal Messias Donato (Republicanos) manifestou pesar pela morte precoce do vice-prefeito de Castelo, Rafael Rigo Assini (Republicanos), de 37 anos, vítima de um infarto fulminante ocorrido na terça-feira (9).
Assini chegou a ser socorrido após sentir fortes dores no peito em casa, sendo levado ao hospital pela esposa e pela primeira-dama do município, Leia Nali, que também é secretária de Turismo, Eventos, Cultura, Esporte e Juventude. Apesar da agilidade no atendimento, ele não resistiu e faleceu ao dar entrada na unidade de saúde.
O velório teve início à meia-noite, no Ginásio da Escola João Bley, reunindo familiares, amigos e lideranças políticas. O sepultamento foi realizado nesta quarta-feira (10), às 13h, no cemitério local.
Em luto oficial, a Prefeitura de Castelo suspendeu agendas e destacou a relevância do trabalho desenvolvido pelo vice-prefeito, que havia tomado posse em 1º de janeiro de 2025 ao lado do prefeito João Paulo Silva Nali. A Câmara de Vereadores também cancelou a sessão ordinária prevista para o mesmo dia em respeito à memória do político.
O prefeito João Paulo Nali expressou sua profunda tristeza: “Estamos todos desolados com a perda de uma pessoa tão querida, trabalhadora e que amava Castelo, a família e a igreja. Deixo toda a minha solidariedade aos familiares, servidores e amigos do Rafael. Que sua memória e seu legado sejam um consolo para todos.”
O deputado Messias Donato destacou sua proximidade e amizade com Rafael e a relevância de sua atuação para a cidade: “Rafael não era apenas um companheiro de partido, mas um grande amigo. Um jovem líder que sonhava com uma Castelo melhor e se dedicava de corpo e alma ao serviço público. Deixo minha solidariedade à família, aos amigos e a todo povo castelense que hoje sofre com essa perda irreparável.”
Trajetória
Advogado de formação, com pós-graduação em Ciências Penais, Rafael Assini exerceu a função de chefe de gabinete da Prefeitura de Castelo antes de assumir a vice-prefeitura. Atuante e próximo da comunidade, participou de agendas com autoridades estaduais, incluindo o vice-governador Ricardo Ferraço, sempre buscando investimentos em infraestrutura e melhorias para o município.
Natural de Castelo, Rafael completaria 38 anos em novembro e tinha pela frente um mandato que iria até 2028.



Comentários