top of page

Messias Donato propõe Comenda Gedelti Gueiros para homenagear voluntariado no Brasil

  • Foto do escritor: joserobertoimprens2
    joserobertoimprens2
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

A Câmara dos Deputados pode ganhar uma nova forma de reconhecer quem faz a diferença por meio do trabalho voluntário. O deputado federal Messias Donato apresentou um Projeto de Resolução que institui a Comenda “Gedelti Gueiros de Voluntariado”, homenagem anual a pessoas e instituições que se destacam por ações voluntárias de relevante interesse social em todo o país.


Pela proposta, a honraria será concedida em sessão solene, preferencialmente no mês de dezembro, em alusão ao Dia Internacional do Voluntário, celebrado em 5 de dezembro. Cada parlamentar poderá indicar um nome ou instituição para concorrer à premiação, que terá até cinco homenageados por ano — sendo pelo menos um obrigatoriamente destinado a uma instituição religiosa reconhecida pela atuação voluntária.


O projeto também define que os agraciados receberão um diploma de menção honrosa e uma medalha comemorativa com a efígie de Gedelti Gueiros, líder religioso capixaba que dá nome à comenda. Gedelti Victalino Teixeira Gueiros (1935–2025) foi fundador e presidente da Igreja Cristã Maranata, onde, durante mais de cinco décadas, incentivou a cultura do voluntariado como expressão de fé e solidariedade.


Na justificativa, Messias Donato destaca o legado de Gedelti Gueiros, especialmente iniciativas como a Missão Amazônia, projeto criado pela igreja em 2016 para levar atendimento médico, odontológico, apoio social e ações de evangelização a comunidades carentes na Ilha do Marajó, no Pará. Desde então, a missão já realizou milhares de atendimentos médicos, odontológicos, procedimentos de enfermagem, distribuição de medicamentos e ações educativas, sempre com o trabalho de profissionais voluntários.


“Queremos dar visibilidade e reconhecimento público a homens, mulheres e instituições que dedicam seu tempo e energia a transformar vidas, muitas vezes de forma silenciosa e sem qualquer apoio governamental”, afirma Donato.


O deputado ainda ressalta o papel fundamental de organizações religiosas e comunitárias na construção de uma sociedade mais solidária e justa. Para ele, a criação da comenda é uma forma de valorizar e estimular o espírito de solidariedade e serviço ao próximo.


Se aprovado, o regulamento para a concessão da Comenda “Gedelti Gueiros de Voluntariado” deverá ser definido pela Mesa Diretora da Câmara em até 90 dias após a publicação da resolução.

 
 
 

© 2022 por Bruno Carlini. 

  • TikTok
  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter

Site oficial do Deputado Federal Messias Donato

bottom of page