top of page
  • leobalsalobre

Messias Donato protocola questionamentos ao Itamaraty a respeito de falas de Lula sobre Israel


O deputado federal Messias Donato protocolou o requerimento de informação 204/2024 solicitando ao Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, explicações sobre as falas de Lula comparando as ações de defesa de Israel ao nazismo.


“Comparar operações em Gaza ao extermínio de judeus por Hitler é não apenas uma afronta à memória histórica dos milhões de vítimas do Holocausto, mas também uma tentativa desesperada de desviar a atenção dos problemas reais enfrentados pelo governo”, afirma o parlamentar na justificativa.


Ele prossegue pontuando que “Lula e sua gestão deveriam envergonhar-se por tal comparação absurda, que minimiza a gravidade do Holocausto e o sofrimento dos seus sobreviventes e descendentes”.


O capixaba destaca que o governo do petista desrespeita a “dignidade das vítimas do Holocausto” e que usa “o sofrimento de milhões como uma ferramenta retórica”.


Ao lamentar as “comparações sensacionalistas” que alimentam “o ódio e a divisão” e comprometem “a reputação do Brasil no cenário internacional”, Messias Donato questiona ao ministro:


1. O Ministério das Relações Exteriores acredita que as declarações do presidente Lula refletem a posição oficial do Brasil em relação ao conflito Israel-Palestina?


2. Como o Ministério das Relações Exteriores interpreta o impacto potencial das declarações do presidente Lula nas relações diplomáticas com Israel e com a comunidade judaica internacional?


3. Existe preocupação por parte do Ministério das Relações Exteriores de que essas declarações possam prejudicar os esforços de mediação ou diplomacia em curso na região?


4. O Ministério das Relações Exteriores vê algum impacto potencial dessas declarações nas relações comerciais ou econômicas entre o Brasil e Israel, considerando que Israel é um importante parceiro comercial?


5. E por fim, o governo brasileiro pretende emitir alguma declaração oficial para se desculpar com o Estado de Israel pelas declarações feitas pelo presidente Lula?

23 visualizações1 comentário

1 則留言


lucla.ajucon
2月20日

Excelentíssimo, além desses pertinentes questionamentos, também deverá ser indagado sobre o reflexo que tais argumentos impactam nossas relações com países como os EUA, que combatem atitudes terroristas ao redor do planeta, sobretudo com os países asiáticos.

按讚
bottom of page